Perguntas e respostas – Marcia Tiburi

por Juliana Damazio

Aí vão trechos de uma entrevista realizada pelo jornal Zero Hora com Márcia Tiburi. Vale a pena ler toda a entrevista, disponibilizada pela fiósofa em seu blog:

 

http://www.pinkpunk.globolog.com.br/

 

ZH – Você faz um certo elogio da dúvida. Questionar (aos outros e a si mesmo) é elemento essencial da filosofia? Certezas demais nos emburrecem?

Márcia – Vejo a filosofia como um gesto, não como uma resposta pronta. Esse gesto é o da dúvida organizada, atenta, que passeia entre as coisas observando os seus diversos lados, as sombras e luzes que envolvem perspectivas para os olhos. Nossa crença de que haja respostas universais ao alcance da mão ou dos olhos, a crença em idéias que transitam na sociedade como miasmas ofuscantes, é o que nos torna “emburrecidos” sim. Temos que levar a sério o caminho que nos leva direto ao emburrecimento, este de deixar que outros pensem por nós, na estranha terceirização dos sentidos e da capacidade de pensar que envolve elaboração de linguagem, de desejo, de expressão e voz. Não escrevi o livro para dar respostas. Escrevi para abrir caminho para o pensamento livre. Meu livro é uma granada explosiva da guerrilha conceitual que precisamos travar todos os dias contra os poderes da ignorância geral e seus altos custos sociais e políticos.

 

E TAMBÉM:::

 

Márcia: Há uma história por trás do que somos. Outros países têm outras histórias. O que seria da Europa sem a África e o terceiro mundo em geral? Tornar-se civilizado após matar os outros pode ser fácil. Não quero defender os brasileiros, mas vejo o acuamento do povo que passa fome, que sente que tem algo a perder se tiver só um emprego, se não estudar. Os brasileiros trabalham demais, talvez por isso não se interessem por revoluções. No Brasil a experiência de aviltamento moral pelo trabalho produziu uma cidadão melancólico, cabisbaixo, humilde e, às vezes, oportunista. Destes últimos é que, de um modo geral, surgem os políticos. É a ordem da cultura que precisa de revisão.

Outra página para se visitar é esta, com dicas de leituras assim como desenhos bem legais ilustrando o site:::

 

http://www.marciatiburi.com.br/

 

Anúncios